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Tecnologia pode ajudar o varejo na fidelização

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 23 de maio de 2010

Segundo estudo da Kantar Worldpanel em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) 74% dos compradores brasileiros NÃO são fiéis ao ponto-de-venda e, em média, frequentam 3 ou mais canais.

Existem basicamente duas armas para fidelizar o cliente: produtos e serviço.

Produto envolve preço, disponibilidade e variedade. Variedade é complicado para muitos varejistas por conta do espaço físico da loja. Disponibilidade já foi muito crítico, mas hoje o consumidor não tem muito pudor em mudar de marca, portanto, se não tiver uma determinada marca de produto ele provavelmente comprará outra marca. Preço tem limite para baixar e representa uma estratégia perigosa para as margens e saúde do negócio.

Serviço envolve atendimento, gestão, “limpeza & beleza” (organização e arquitetura). Atendimento é parte da cultura organizacional e pode ser aprimorado com treinamento e capacitação. Gestão é onde a tecnologia tem um papel chave, podendo analisar todos os dados e recomendar ações para vender mais e melhor, e, para fidelizar o cliente. Nos próximos anos veremos uma série de produtos baseados em análise preditiva que serão um grande aliado ao gerente do ponto-de-venda permitindo que ele passe a criar ações para os clientes e não para as gôndolas.

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