ADVANCE – Advance Your Business


Feliz Ano Novo !!!!

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 12 de maio de 2016

Será possível recuperar o Brasil em pouco tempo?  A resposta é sim!

 

Quem diz isto são cerca de 1.500 empresários de TI, aliados a 250 empresários de segmentos que consomem tecnologia, incluindo, varejo, indústria, agronegócios, educação, saúde e o mercado financeiro.

 

De Janeiro até agora conduzimos uma série de pesquisas para identificar a percepção dos empresários com as possíveis mudanças no governo e os impactos na economia. Em Janeiro o humor dos empresários chegava a preocupar de tão pessimista que era, com puro desânimo e desilusão. Em Maio, depois de sinalizada uma troca de governo, os empresários sinalizam com uma forte expectativa de melhora já para 2016.

 

No segmento de tecnologia, por exemplo, a expectativa de crescimento do mercado, em Janeiro, era de 12%. Esta expectativa de crescimento passou para 21% em Maio. Eu cheguei a duvidar que fosse possível uma mudança de quadro tão significativa em tão pouco tempo. Lembrando que temos apenas um pouco mais de meio ano pela frente ou, como gosto de falar, temos apenas 100 dias úteis para vender.

 

Fizemos, então, uma nova pesquisa para reconfirmar o otimismo dos empresários e passamos a entender que nos últimos 18 meses as empresas de TI geraram um volume muito grande de propostas, que não foram aprovadas nem rejeitadas, foram apenas “engavetadas”. A boa notícia é que os clientes que receberam estas propostas pediram, agora nas últimas semanas, atualização das propostas sinalizando, assim, a intenção de voltar a negociar em um horizonte muito curto de tempo.

 

Se as empresas de TI fecharem um terço das propostas que estão “na rua”, elas não conseguirão atender a demanda por falta de profissionais. 41% das empresas de TI se anteciparam e já abriram processos de contratação de colaboradores nos últimos 45 dias. 51% dos empresários já estão revendo seus planos para 2016, com novas estratégias e ações para tirar o máximo proveito das vendas para este ano, mais de 35% vão aumentar os investimentos em marketing e vendas. A expectativa de investimento em marketing para 2016 aumentou substancialmente, tendo agora uma média de 4% do faturamento para investimento em marketing tradicional e 6.3% para marketing digital. 28% dos empresários pretendem abrir um canal de vendas e distribuição de seus produtos, como forma de acelerar o processo de vendas.

 

Este cenário será ainda mais positivo para as empresas do que chamamos “nova tecnologia”, ou seja, empresas que oferecem produtos e serviços na Nuvem, Datacenters e empresas de desenvolvimento de software com soluções incluindo mobilidade. Estas empresas estão, inclusive, buscando comprar parcialmente ou integralmente outras empresas, como forma de crescimento mais acelerado. Este otimismo é extremamente positivo. Ele está fazendo com que os empresários repensem seus negócios e sejam mais exigentes com suas equipes de marketing e vendas.

 

As empresas da “tecnologia tradicional”, por outro lado, estão passando por um período muito desafiador, reduzindo cerca de 15% trimestre-a-trimestre nos últimos 18 meses. As empresas que estão nesta categoria são as revendas e integradores que oferecem produtos de infraesturutra, como

computadores, notebooks, servidores, impressoras e produtos para conexão de rede. Estão também nesta categoria os distribuidores de produtos (sem valor agregado) e as empresas de desenvolvimento de software tradicional (que não desenvolvem para nuvem).

 

Então, este ano novo será o marco de uma nova era. Uma era de mudanças, de algumas empresas de tecnologia crescendo muito e outras deixando o mercado, em um movimento de amadurecimento benéfico para todo o mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: