ADVANCE – Advance Your Business


A senha será seu batimento cardíaco

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 2 de novembro de 2014

De tempos em tempos aparece uma nova tecnologia realmente revolucionária. Foi assim com os smart-phones e com os tablets. Agora, surge a pulseira “NyMi” da empresa canadense Bionym.

 

A pulseira é extremamente sensível e consegue ouvir as batidas do seu coração no seu pulso. As batidas do coração, assim com as impressões digitais e a íris, são únicas para cada pessoa. A primeira vez que você veste a pulseira ela aprende que você é o seu dono e, a partir daí, você pode usar a pulseira como senha. Assim que você chegar perto de um equipamento a pulseira “conversará” com o equipamento e mandará a senha. Não vejo a hora de me livrar daquele papelzinho onde escrevo todas as minhas senhas.

 

Se você tirar a pulseira do pulso ela vai parar de ouvir o seu batimento cardíaco e desligará imediatamente. Se alguém pegar a sua pulseira ela não funcionará porque será um outro batimento cardíaco. Portanto muito mais seguro que os dispositivos que temos hoje.

 

Quero comprar uma pulseira para cada colaborador da minha empresa em substituição aos crachás. Com o tempo quero trocar todas as portas e fechaduras convencionais por fechaduras eletrônicas que serão abertas, imediatamente, assim que o colaborador com a pulseira, se aproximarem da porta. Também quero integrar todos os sistemas de computadores com as pulseiras. O colaborador está perto do computador e a pulseira libera o uso através do envio de senha, o colaborador levantou para pegar café e o computador desliga, identificando que a pulseira se afastou.

 

Imagine você entrar no carro e ele ligar sem a necessidade de chave. A pulseira ativará o carro e somente quando o dono estiver presente. Será o fim dos roubos de carro…

 

Imagine você entrar em um hospital onde todos os médicos e pacientes estão usando a pulseira. Você saberá onde está cada uma das pessoas. A pulseira do paciente poderá sinalizar se o enfermeiro está dando a medicação correta ou não. O médico chegará com o seu tablet perto do paciente e seu prontuário aparecerá automaticamente na tela, pela proximidade do tablet com a pulseira do paciente.

 

Você vai entrar em uma loja e o vendedor virá com o seu tablet dizendo “boa tarde, Sr. Dagoberto, acabamos de receber as camisas que o senhor gosta, posso pegar uma número 2 para o senhor provar?”. O tablet do vendedor, pela proximidade com a minha pulseira, saberá que eu sou e mostrará a minha “ficha” com as últimas compras, os produtos que eu mais tenho interesse e o número da roupa que eu uso.

 

Eu tenho conta no Banco Itaú e tenho que usar um “token”, carinhosamente apelidado de chaveirinho, para liberar as transações eletrônicas. Bem, eu o token nunca estamos no mesmo lugar quando eu preciso dele…A pulseira fará o papel do token com muito mais segurança e funcionará para todos os bancos.

 

Obviamente esta é a primeira versão da pulseira e ainda tem muitas melhorias a fazer. Foi assim também com os smart-phones e com os tablets. Mas a cada nova tecnologia as melhorias acontecem de maneira mais rápida.

 

Hoje temos, no Brasil, 54 milhões de celulares smart-phones, sendo utilizados tanto para uso pessoal quanto para uso corporativo. Imagine que as empresas resolvam substituir os crachás por pulseiras. Podemos ter a venda de R$ 20 a 30 milhões de pulseiras em 2 ou 3 anos.

 

Estamos vivendo em um momento onde várias tecnologias inovadoras, como esta pulseira, virão a mercado e revolucionarão a forma como as pessoas vivem e se comunicam. Algumas pessoas se assustam com as novidades e levam muito tempo para aceitar e usar. Algumas pessoas conseguem ver, rapidamente, como estas novidades podem transformar o mercado e ganham muito dinheiro em cima da oportunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: