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Cada cliente no seu quadrado…

Posted in Conversando com o Tio Salim sobre Marketing por Dagoberto Hajjar em 1 de setembro de 2014

Outro erro comum que vemos é a empresa montar uma ÚNICA cesta de ações de marketing e usá-la para todos os clientes. Os clientes devem ser agrupados e as ações de marketing escolhidas e direcionadas para cada um dos grupos.

Por exemplo, não adianta enviar um caso de sucesso de um supermercado para um banco. O banco não vai se interessar e, pior do que isto, pode achar que sua empresa não tem foco ou especialização.

Recentemente recomendamos para uma empresa agrupar seus clientes por estágio do processo de vendas. Grupo #3 com os clientes que estavam no início do processo de vendas, ou seja, abordagem inicial. Grupo #2 os clientes que iam começar a fazer os testes do produto. Grupo #1 com os clientes que já tinham recebido a proposta. Cada grupo tinha um conjunto específico de ações de marketing com o objetivo de acelerar o processo de vendas.

Escolher corretamente os grupos será uma tarefa delicada e que a área de marketing terá que fazer em conjunto com a área de vendas.

Tio Salim – do livro “Conversando com o Tio Salim sobre Marketing

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