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Como o e-commerce está mudando

Posted in Tendências de Tecnologia no Varejo por Dagoberto Hajjar em 23 de junho de 2014

As novas tecnologias permitem um e-commerce muito mais “inteligente” – capaz de entender o cliente e recomendar produtos

Os grandes varejistas entendem as oportunidades e ameaças do mundo digital e se mostram preocupados.

O Google e a Amazon passaram a ser grandes e fortes concorrentes. No final de 2013 a Amazon “entupiu” a FEDEX de pacotes para entregar até 25 de Dezembro, como consequência a maioria dos outros clientes da FEDEX tiveram seus pacotes atrasados. A Amazon passou a abrir lojas físicas como uma forma de integração de os mundos virtuais e físicos, deixando os demais varejistas ainda mais preocupados.

As novas tecnologias permitem um e-commerce muito mais “inteligente” – capaz de entender o cliente e recomendar produtos.

Algumas poucas modificações no seu e-commerce e os resultados crescem rapidamente. Algumas empresas começam a evoluir seus sites de comércio eletrônico levando-os a um alto nível de sofisticação com:

  • Hoje 80% do acesso feito ao Facebook é via MOBILE, então, o site de comércio eletrônico tem que funcionar muito bem em celulares e tablets. Tem muita empresa que o site usa tecnologia FLASH e não roda em iPhone.
  • Uso de “responsive design” para que o mesmo código seja utilizado na web, celular e tablet, ou seja, um desenvolvimento único que se adapta para 3 interfaces diferentes.
  • Uso de sistema de tracking para registrar todos os passos de navegação do cliente, permitindo análise do seu interesse e hábitos e preferências de consumo. Aqui geramos um “big data”.
  • Permitir que o usuário tenha acesso a lista do que ele comprou na loja (física ou eletrônica) no passado, e permitir que o usuário guarde o tamanho do vestuário dos seus familiares e amigos. Os varejistas perceberam que isto fideliza, em especial, o público masculino que não quer errar na hora de comprar presentes.
  • Inclusão do botão “recomprar”. Os varejistas perceberam que os clientes adoram ter a facilidade de recomprar produtos, eventualmente, mudando a cor ou estampagem.
  • Inclusão do botão “add to my wishing list”. Até então o wishing list estava sendo utilizado para que o consumir registrasse o que gostaria de ganhar e a lista era publicado para amigos e familiares que poderiam presentear o consumidor. Agora, o wishing list ganhou uma nova função: registrar o que o consumidor quer comprar para que, quando ele estiver no shopping, ele possa “brincar” ou experimentar com os produtos da sua lista.
  • Inclusão do botão “one click shopping” onde o consumidor faz a compra com um único click.
  • Inclusão de REVIEWS – onde o consumidor pode ver comentários de outros consumidores sobre o produto e a empresa que está fornecendo. Os sites mais elaborados estão integrados com o Facebook, então, o consumidor pode ver, prioritariamente, os comentários dos seus amigos.
  • Uso REDUZIDO de informações. Os varejistas perceberam que não adianta mostrar 60.000 itens para o consumidor porque ele ficará confuso e não comprará. Então, o BIG DATA faz muito sentido aqui. Tem que analisar os dados do cliente e mostrar para ele apenas os produtos com alta probabilidade de compra. No celular é ainda mais crítico e importante fazer o que eles estão chamando de COMPRESSION (mostrar apenas alguns produtos), já que dá para mostrar apenas uns 10 ou 20 produtos.

E até pouco tempo atrás tinha gente que não acredita no e-commerce. E, hoje em dia, tem gente usando o e-commerce de maneira primária. Enquanto isto, quem tem um bom e-commerce está vendendo e ganhando muito espaço no mercado.

Artigo publicado no web-site: http://onegociodovarejo.com.br/como-o-e-commerce-esta-mudando/

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