ADVANCE – Advance Your Business


Big Data

Posted in Tendências de Tecnologia no Varejo por Dagoberto Hajjar em 18 de junho de 2014

Agora sabemos que a atualização dos dados tem que ser feita em toda e qualquer interação com o cliente

O tema de big data não é novidade, mas, agora, começam a surgir alguns casos de sucesso que comprovam os benefícios do tema. É interessante ver com o varejo evoluirá o conceito do cartão de fidelidade, que hoje registra apenas os produtos comprados na loja, em breve, registrarão também:

  • Quando o cliente compra – para mandarem promoções nas melhores datas;
  • Como o cliente compra (físico, Internet, mobile) – para mandarem informações e promoções para onde ele estará;
  • Como o cliente paga – para mandarem promoções de acordo com seus hábitos e preferências;
  • Como o cliente navega dentro do web-site e em que áreas, produtos e promoções ele clicou;
  • Como o cliente andou dentro da loja, para que peças de marketing ele olhou e qual a reação (estado de humor) que ele teve.

O uso de sensores e dispositivos “vestíveis” (wearable devices) muda totalmente o conceito da geração da informação. Eu comprei uma pulseira que sabe quanto eu ando e corro por dia, sabe quando eu durmo e quando eu acordo, mede meu nível de stress, sabe quando eu como. A pulseira se comunica com a balança que está no meu banheiro, com meu celular e com o meu PC. Juntos, eles monitoram minha saúde. Eu compartilho estes dados com o meu médico que, remotamente, me diz se estou indo bem. Eu poderia compartilhar meus dados com a loja de calçados que me recomendaria o melhor tênis para as atividades físicas que eu faço.

Aqui, no Brasil, já temos algumas empresas trabalhando muito bem o conceito de Big Data. Uma dela, a Neoway, busca informações sobre empresas em várias fontes, consolida e analisa os dados, e gera informações e recomendações para os bancos. A outra, Simbiose, busca informações sobre pessoas físicas em várias fontes, consolida e analisa os dados, e permite que varejistas como Pão de Açúcar e Magazine Luíza possam mandar a melhor campanhas e promoções para cada uma das pessoas cadastradas.

Estas duas empresas são agentes consolidadores de informações e provavelmente esta é uma grande tendência – empresas “agregadoras” de informações que prestarão os serviços de Big Data.

Hoje, ainda a maioria dos dados contém um monte de “sujeira”, ou seja, são dados incompletos e desatualizados. Por anos, o pessoal do marketing tentou vários métodos para limpar os dados, que depois seriam utilizados para analisar e decidir ações. Agora sabemos que a atualização dos dados tem que ser feita em toda e qualquer interação com o cliente e que temos que montar as regras de negócios e aplicar ONLINE REALTIME.

Quando o cliente entra em uma loja, o software tem que analisar o seu perfil, cruzar com o estoque da loja e prazo de validade dos produtos, e decidir qual o melhor produto para oferecer para o cliente.

Com as tecnologias de proximidade e contextualização poderemos enviar mensagens para os consumidores de acordo com o “contexto”, ou seja, dependendo de onde ele estiver e do que estiver fazendo.

Um exemplo, muito MUITO básico disto, aconteceu comigo. Cheguei em New York, abri meu notebook e acessei o site de notícias do UOL, como faço todos os dias. Pela primeira vez eu prestei atenção ao banner com a publicidade. Motivo, apareceu a propaganda da peça da Broadway que eu queira assistir. O site do UOL sabia, pelo meu endereço IP, que eu esta em New York e mostrou algo que me interessava.

O Big Data vai mudar, radicalmente, a forma como é feito o Marketing.

Artigo publicado no web-site: http://onegociodovarejo.com.br/big-data/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: