O Novo Varejo
A maioria dos varejistas americanos continuam pensando que o crescimento do seu negócio será através de “mais lojas físicas” como foi nos últimos anos. Eles não conseguem entender como o mundo digital está evoluindo rápido. A grande maioria das lojas nos USA sequer oferecem Wi-Fi a seus clientes.
O varejo, hoje, é composto por 3 elementos
- Arquitetura e Design
- Atendimento
- Tecnologia
O varejo, hoje, é impactado por 4 vetores:
- Loja física – está sendo totalmente repensada e reformulada. No passado as lojas eram uma “caixa” atulhada de produtos. As lojas passarão a ser show-room, agradáveis, divertidas e com bom atendimento. Quanto mais “vidro” na vitrine, mais convidativa para entrar.
- Antigamente o cliente queria chegar, comprar rápido e ir embora. Por isto, as lojas tinham grandes estacionamentos. Hoje, o consumidor compra rápido pela Internet. Quando vai na loja busca suprir outras necessidades, em especial, a de “touch and feel” (tocar e sentir) o produto – adicionando um componente lúdico. A compra tem que transformar numa brincadeira que você vai e faz com os seus amigos. As redes sociais são a alternativa para quando os amigos não estão fisicamente presentes durante a compra.
- A loja terá que passar a mensagem do “GET IT NOW”, o que não significa que o cliente sairá da loja com o produto. Os estoques tendem a ser reduzidos e a compra final passará, cada vez mais, a ter entrega via comércio eletrônico.
- Shoppings serão lugares atrativos, com bons bares, restaurantes, cinemas, teatros, “estacionamento de maridos e filhos”, e outras formas de seduzir o consumidor a ficar várias horas passeando e comprando. Pais e filhos tem que estar satisfeitos com o local para dar tranquilidade para a mãe comprar…
- Lojas e Shoppings terão que ter GLAMOUR !!!
- Pessoas felizes compram mais. Na Starbucks os clientes ficam horas lá consumindo…
- Loja virtual – tem que estar totalmente integrada com a loja física. Muitos lojistas erraram, no passado, vendendo ou terceirizando suas operações de loja virtual.
- Dispositivos – também devem estar totalmente integrados e o “responsive design” permite que um único “código” seja utilizado para web, celular e tablet. O foco do desenvolvimento passa a ser o cliente e não o dispositivo que está sendo acessado.
- Redes sociais – são parte importante do processo de compras. O consumidor gosta de compartilhar com seus amigos que irá comprar, o que está comprando e o que já comprou. As redes sociais são um elemento fundamental de referências, reduzindo o ciclo da venda. Os lojistas devem possibilitar e incentivar que o cliente use as redes sociais de dentro da loja.
O varejo, do jeito que conhecemos hoje, está com seus dias contados. É uma grande EVOLUÇÃO, e, como diz Darwin “quem sobrevive não é o mais forte, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é aquele que se adapta mais rapidamente”.
Entender as mudanças é um grande desafio. Talvez seja mais difícil entender as mudanças do que mudar efetivamente. Então, quanto antes você começar melhor será.
Publicado em: http://onegociodovarejo.com.br/o-novo-varejo/