ADVANCE – Advance Your Business


Identificação de proximidade

Posted in Tendências de Tecnologia no Varejo por Dagoberto Hajjar em 8 de abril de 2014

Alguns varejistas já estão usando esta tecnologia para rastrear passo-a-passo, o caminho que os clientes fazem dentro da loja.

Já alguns anos que ouvimos sobre o NFC (Near Field Communication) que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Em Janeiro de 2013 a Google anunciou que estavam com 1.100 estabelecimentos comerciais em New York usando o seu Google Wallet – uma forma de pagamento onde o celular é a carteira digital e “conversa” com a “leitora de cartão” do lojista, sem necessidade de contato. No Google Wallet você pode armazenar seus cartões de crédito, cartões de milhagem e cupons de descontos.

A novidade este ano são algumas implementações usando uma versão do bluetooth que permite a mesma funcionalidade do NFC e a tecnologia iBeacon da Apple. Agora o que mais chama a atenção não é a tecnologia em si, já que o padrão ou o líder na categoria ainda não foram estabelecidos. O que chama a atenção são os potenciais usos que estão sendo apontados:

  • Você chega no hotel e a proximidade do seu celular com o KIOSK da recepção gera o seu check-in automaticamente. O mesmo conceito poderá ser utilizado para check-in em vôos, cinemas e teatros, substituindo totalmente o “boarding pass” ou “bilhete de entrada”;
  • Na hora do check-out você poderá fazer o pagamento usando o seu “Google Wallet” ou várias outras carteiras eletrônicas que surgirão;
  • Você chega na porta do seu quarto no hotel e a proximidade do seu celular libera a porta. Neste conceito o celular vira um CRACHÁ que dará acesso a todas as portas de prédios, registrando, automaticamente o horário de entrada e saída;
  • Nosso RELÓGIO DE PONTO, exigido por lei no Brasil, poderá ser substituído pelos celulares dos funcionários, com a vantagem de não apenas registrar a entrada e saída, mas registrar cada passo que o funcionário der dentro da empresa (até o tempo que ele ficou no banheiro J);
  • Alguns varejistas já estão usando esta tecnologia para rastrear passo-a-passo, o caminho que os clientes fazem dentro da loja. Eles conseguem identificar, assim, áreas que precisam de algum atrativo para chamar a atenção dos clientes, ou peças de marketing que estão chamando bastante atenção;
  • Alguns varejistas instalaram TOTENS (TVs de 84 polegadas) que, ao identificar que uma determinada cliente se aproximou, passa a mostrar produtos que ela gosta e tem hábito em comprar, ou promoções feitas especialmente para ela.

A tecnologia iBeacon promete ser uma revolução. Ela cria irradia sinais de rádio transformando o local em uma área de bluetooth. Com 3 aparelhos você consegue precisar a localização dos usuários. Com o iBeacon uma loja pode mandar uma mensagem para o cliente assim que ele entrar na loja.

Já alguns anos que ouvimos as novas gerações de vending machines. O Best Buy, principal cadeia de venda de eletro-eletrônicos, espalhou seus vending machines na maioria dos aeroportos dos USA. Você pode usar o seu cartão de crédito para comprar produtos de USD 50 a USD 3.500, como fontes de ouvido, iPods, hard-drives, e vários outros produtos orientados a quem está em trânsito.

No ano passado a Coca-Cola anunciou vending machines com uma tecnologia especial de armazenamento. O equipamento permite que você faça seu refrigerante misturando os ingredientes e criando milhões de alternativas. Através de uma tela touch-screen você pode pedir uma Coca, adicionar sabor de Cereja ou Baunilha, e misturar com uma pitada de limão.

A novidade este ano, é da empresa Sprinkles Cupcakes que instalou uma rede de vending machines (estão chamando de ATMs, como referência aos equipamentos bancários) onde você compra os seus Cupcakes. Este movimento pode fazer com que, no futuro, as lojas sejam um grande estacionamento de Vending Machines – com o estoque gerenciado pelos fabricantes. Associando esta tecnologia com PROXIMIDADE e análise do perfil do cliente poderemos ter um sistema muito interessante de vendas.

 

Dagoberto Hajjar – artigo publicado no site: O negócio do Varejo

http://onegociodovarejo.com.br/identificacao-de-proximidade/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: