ADVANCE – Advance Your Business


Mercado Brasileiro de TIC no início de 2014

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 19 de março de 2014

No início de 2014 fizemos uma pesquisa para saber a percepção dos empresários de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) quanto ao momento do mercado. Cerca de 28% das empresas entrevistadas tiveram péssimos resultados em 2013. Por coincidência numérica também cerca de 28% tiveram resultados excelentes. Em um ano onde o mercado de TIC cresceu pouco acima da inflação, podemos entender que o dinheiro está mudando de mãos. Empresas bem estruturadas e organizadas estão “roubando” mercado das que estão despreparadas.

Para 2014, os empresários de TIC esperam um ano com crescimento do PIB de 1.96%, impactando o crescimento do mercado de TIC – esperado para 7.17%.

Já estamos na quarta edição desta pesquisa, então, conseguimos comparar os resultados históricos. As 28% de empresas com péssimos resultados, sempre tiveram expectativas de crescimento muito acima da média do mercado. Finalizado o período elas reportam resultados ruins, explicados pela total falta de planejamento e disciplina na execução. As 28% de empresas com excelentes resultados são sempre cautelosas e mostram resultados ligeiramente acima do planejado.

Nesta pesquisa incluímos uma pergunta para saber o impacto na sazonalidade de vendas dos eventos de Copa e Eleições. O resultado nos surpreendeu. Os empresários esperam uma mudança MUITO PEQUENA na sazonalidade de vendas por conta destes dois eventos.

Outro dado que nos surpreendeu foi o mix de ofertas entre hardware, software e serviços. Nós esperávamos que a crise no mercado levaria os empresários a venderem mais serviços em detrimento a hardware e software – até como uma forma de aumentar a lucratividade. As respostas dos entrevistados mostrou que o mix continua muito parecido, ou seja, nos últimos 12 meses as empresas mudaram MUITO POUCO as suas ofertas – a média do mercado está em 15% do faturamento das empresas em hardware, 35% em software e 50% em serviços. A única diferença percebida, ainda que muito pequena, está nas revendas, integradores e datacenters que passaram a vender mais software em detrimento a hardware.

A tão esperada venda para SMB (pequenas e médias empresas) finalmente está mostrando resultados. Trimestre-a-trimestre as empresas de TIC estão aumentando o percentual de vendas para SMB. Em 2013 tínhamos uma média de 33.9% do faturamento proveniente de vendas para SMB e, em 2014 temos 37.8%.

As modalidades de vendas através de SaaS e Cloud também mostraram crescimento indo de 8.6% do faturamento para 11.3%. O interessante é que todas as categorias de empresas que vendem produtos e serviços de TIC estão oferecendo SaaS e Cloud, desde revendas, integradores, datacenter, empresas de desenvolvimento de software e projetos até empresas de consultoria, outsourcing e serviços. Portanto, temos uma tendência estabelecida.

Para 2014 os empresários acreditam que os maior impacto positivo para seus negócios será o aumento de demanda em SMB e que estabelecer um plano estratégico alinhado ofertas, mercados, vendas e marketing será o ponto mais importante para garantir a sobrevivência e crescimento das empresas. Como impactos negativos, para 2014, citaram a falta de mão de obra qualificada, incluindo os vendedores, e a economia fraca, com aumento de inflação e câmbio.

As tecnologias que mais impactaram os resultados financeiros das empresas de TIC, em 2014, são mobilidade, ERP, infra-estrutura, BI, Segurança da informação e CRM – nesta ordem de prioridade. É interessante notar que o mercado fala muito de Cloud, Big Data e Redes Sociais, mas o consumo da tecnologia ainda está nos níveis de infra-estrutura e transacional com ERP, BI e CRM.

Para 2014, teremos uma grande parcela de empresas de TIC que terão foco em vendas para os clientes de VAREJO, sob a alegação de que este mercado está muito defasado do ponto de vista de tecnologia e que poderá ter ganhos de eficiência e aumento de vendas impressionantes pela adoção de tecnologias básicas.

2014 será um ano com economia desafiadora, mas as empresas bem preparadas crescerão, “roubando” mercado das menos preparadas. As oportunidades de mercado são muito grandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: