ADVANCE – Advance Your Business


2014 – o ano da incerteza econômica…

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 7 de janeiro de 2014

Na última semana de 2013 eu participei de um evento, no Brasil, onde tivemos painéis de discussão com vários economistas e empresários. Eles concordaram em apenas um ponto: “que ninguém consegue prever, com precisão, o que acontecerá com o Brasil em 2014”. Os empresários dizem que a incerteza e a insegurança econômica e financeira terá consequências sérias e de longa duração para o país.

Todos sabem que o governo atingiu algumas das metas de 2013 porque fez ajustes nas formas de cálculo ou usou formas criativas para contabilizar resultados.

Todos sabem que em 2014 teremos aumento de carga tributária, inflação, taxa de câmbio, inadimplência e aumento da taxa de desemprego. Todos sabem que o PIB será baixo, a balança comercial desfavorável e o que a Copa e Eleições para presidente terão um impacto temporal maior do que jamais aconteceu na história do país. A grande dificuldade, e ponto de discórdia dos economistas e empresários, é precisar estes números para 2014.

Os estrangeiros que olham para este cenário e acham que o Brasil irá à falência, mas os brasileiros sabem que não. Já enfrentamos situações muito piores. Os brasileiros têm uma criatividade impressionante que surge em momentos de crise transformando ameaças em oportunidades. Prova disto é que 28% das empresas brasileiras de TIC tiveram um ano muito bom em 2013 e outras 28% tiveram um ano muito ruim, ou seja, a pizza não está aumentando, mas as empresas mais bem estruturadas e criativas roubam o mercado das menos preparadas. É o que nós chamamos de “jeitinho brasileiro de fazer as coisas”.

Quem conhece o “jeitinho brasileiro de fazer as coisas” sabe como transformar as ameaças em oportunidades, busca novos produtos, novos mercados e novas formas de negociar. Muda o planejamento estratégico com criatividade e tem disciplina na execução.

Do ponto de vista de TIC, 2014, será um ano fantástico. O governo exigirá que as empresas se automatizem como forma de aumentar a arrecadação e reduzir a sonegação. As empresas aprenderam, em 2013, que estamos enfrentando uma crise de longa duração e, que neste cenário, não adianta adotar medidas paliativas. As empresas aprenderam que TIC é o melhor instrumento para aumentar a eficiência operacional e as vendas e buscarão soluções em Cloud com custos menores. A busca por soluções Cloud, aliado ao grande aumento de vendas de celulares e tablets, obrigará as operadoras de Telecom a melhorarem a infra-estrutura e as ofertas em alta velocidade.

Então, o fato de termos uma economia “desafiadora” trará bons resultados de vendas para o segmento de TIC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: