ADVANCE – Advance Your Business


Síndrome do Pensamento Solitário

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 14 de agosto de 2013

Ontem estive com o João, o recém-empossado CEO de uma grande empresa de TIC. “Dago, preciso de ajuda, meus diretores não me entendem”, disse João.

Depois de conversar com 3 diretores eu já tinha o diagnóstico: “Síndrome do Pensamento Solitário”, o que é relativamente comum em empresas onde o executivo é muito técnico.

João tem um poder intelectual muito acima da média. Ele identifica um problema e fica processando, “em background”, durante vários dias, analisa vários cenários e possibilidades até que chega a uma conclusão. Então, O CHEFE chama seus diretores e comunica, em poucas palavras, o problema e a solução.

Os diretores não sabem que ele ficou pensando vários dias. Acham que o pensamento DO CHEFE é relâmpago e que ele pode estar tomando decisões sem analisar todos os aspectos envolvidos, gerando desconfiança. Pior ainda, os diretores não se comprometidos e, por muitas vezes, não fazem o que o João pediu simplesmente por não entender o propósito do que foi apresentado. Ah, e quando fazem o que foi pedido, então, deixam claro que o risco é DO CHEFE – já que foi ele quem deu A ORDEM.

Expliquei a Síndrome do Pensamento Solitário e pedi para que ele, em uma próxima oportunidade, compartilhasse o problema com os diretores no momento em que ele identificou. “Dago, como vou apresentar um problema sem solução? Eles vão achar que eu sou fraco…” disse João.

O líder não é uma pessoa que tem todas as respostas de “bate-pronto”. O líder é a pessoa que conduz um grupo a buscar as melhores alternativas, comprometendo-se com o resultado e com os riscos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: