ADVANCE – Advance Your Business


PIB tem queda histórica em Fevereiro de 2013

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 18 de abril de 2013

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,52% em fevereiro em relação ao mês anterior, após registrar alta de 1,29% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal. A queda de 0,52% do índice, em fevereiro, em relação ao mês anterior, é o maior recuo para esse mês do ano desde fevereiro de 2005.

Na comparação entres os meses de fevereiro de 2013 e de 2012, houve expansão de 0,44% do índice.
Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro de 2013, o crescimento foi de 0,87%.
O IBC-Br registrou expansão de 0,72% na média do período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 na comparação com os três meses anteriores.

O resultado negativo do IBC-Br em fevereiro, após a alta registrada no mês anterior, aumenta as dúvidas sobre a capacidade de recuperação da economia brasileira, que cresceu apenas 0,9% em todo o ano passado, bem abaixo das previsões iniciais do governo que apontavam para uma expansão de 4% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). Indicadores que medem isoladamente o desempenho do comércio e da indústria anunciados recentemente também mostraram resultados pouco animadores.

Dentro desta conta, economistas apontam dois grandes entraves para alavancar a economia: a indústria, que sofre competição dos produtos importados, e os investimentos, que atualmente representam menos de 20% do Produto Interno Bruto. Para aumentar esta participação, o governo vem anunciando uma série de medidas como financiamentos públicos, obras de infra-estrutura e desonerações tributárias. As medidas, que também incluem a derrubada da taxa básica de juros e a queda na conta de luz – uma das maiores do mundo – também visam incentivar a indústria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: