Alta tecnologia ao alcance de empresas de todos os portes
Escrito por *Marcos Grilanda
Publicado na B2BMagazine, 08 de Janeiro de 2013 06:31
O mercado tem exigido cada vez mais das empresas em crescimento, assim como das grandes companhias, a eficiência operacional. Uma das novas capacidades demandas é a integração dos diferentes departamentos, como vendas, recursos humanos, marketing, produção, logística e finanças, para a coordenação e gerenciamento dos grandes volumes de dados e extração das informações relevantes. Com isso, passam a gerar novos negócios, atender melhor e obter resultados financeiros.
Aperfeiçoar a gestão sempre exige investimentos em tecnologias inovadoras e avançadas, prontas para apoiar seu desenvolvimento a curto, médio e longo prazos. A melhor maneira de aproveitar a tecnologia em favor dos negócios é contar com uma solução completa que reúna software, servidores, armazenamento e rede em um só equipamento de modo a apoiar o crescimento da empresa com iniciativas produtivas e criativas. O resultado permite a atração e retenção de mais clientes, garantindo a competitividade em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Uma solução tecnológica com hardware e software integrados possibilita que sejam reunidos dados provenientes de todas as áreas da empresa e facilita o acesso e disponibilização sempre que necessário por diferentes departamentos, conforme requisitos pré-estabelecidos de segurança da informação. Em um momento me que há tanta concorrência e a atividade de negócios é tão intensa, um servidor sobrecarregado ou um banco de dados de difícil acesso pode provocar frustração e prejudicar a efetivação de negócios.
A Tecnologia da Informação hoje não é mais um capricho. Mesmo as startups e médias empresas necessitam de soluções eficazes para controlar seus processos de negócios e administrar os dados gerados em quaisquer transações, sejam com os clientes ou departamentos. Por isso, um banco de dados robusto e aplicativos em linguagem aberta dão uma contribuição essencial para garantir os negócios de hoje e de amanhã.
Portanto, a escolha da tecnologia a ser adotada pode ser determinante para o futuro da organização. É essencial avaliar qual o fabricante do equipamento e quais os softwares serão utilizados. Quais serão as dificuldades na integração entre diferentes soluções e qual é a escalabilidade necessária para assegurar o crescimento da empresa, sem onerá-la de maneira demasiada e sem exigir a troca constante de equipamentos e tecnologias ou investimentos custosos em treinamento de equipes? São perguntas-chave que sempre devem ser feitas.
É fundamental que as empresas, em especial programadas para dar grandes passos rumo ao crescimento, avaliem não somente a compra do equipamento, mas também o tempo e a facilidade da implementação, os custos com manutenção, segurança e o suporte oferecido pelos fornecedores de TI. Faz-se necessária a análise do espaço físico ocupado pelo equipamento e seu consumo de energia elétrica. Outra lição a ser seguida: comprar TI é adquirir um bem produtivo que traga resultados que possam ser mensurados a médio e longo prazos.
As empresas em crescimento precisam de soluções de TI completas com hardware (servidores e soluções de armazenamento de dados) e software (tecnologia e aplicativos) completos, integrados e abertos, para que seus gestores tenham tempo disponível para pensar no negócio e nas expectativas dos clientes. Ou seja, que eles tenham tempo para construir estratégias vencedoras.
*Marcos Grilanda, diretor de Vendas Indiretas da Oracle do Brasil.