ADVANCE – Advance Your Business


Oportunidades para 2014

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 21 de setembro de 2011

Esta semana participei de um grande evento de Telecom e TI. Parecia uma grande festa cheia de velhos amigos. Um deles me disse que a única vantagem em ficar velho é conhecer muita gente. Não sei se é verdade. Acho que a idade está afetando minha memória e acabo me esquecendo de um monte de gente que eu conhecia.

O interessante foi ouvir opiniões divergentes sobre o “estado do mercado”. Muita gente está satisfeitíssima com as vendas e dizem que o mercado está “super aquecido”. Porém, tem um time que chora de dar dó. Dizem que o mercado está ruim, que os clientes estão pedindo muitas propostas, mas fechando poucas. Minha sócia estava querendo montar uma barraquinha para vender anti-depressivos. Acho que ia dar um bom dinheiro.

Depois de conversar com muita gente, reafirmo minha posição de que “estamos no começo de uma era exuberante para a venda de produtos e serviços de TI e Telecom” por conta de um grande conjunto de fatores. A economia do Brasil está indo bem. A economia do resto do mundo está indo mal trazendo investidores para o Brasil. Teremos Copa e Olimpíadas que irão aquecer ainda mais a nossa economia. E, teremos um conjunto fantástico de tecnologias para oferecer para nossos consumidores. “Nunca antes na história deste país vimos um momento mais promissor” diria um ex-político (tomara que continue ex).

Tem gente que pensa que Copa 2014 é uma oportunidade apenas para quem constrói estádios ou hotéis. Estes empresários são os mesmos que ficam chorando da vida e que, felizmente, vão comprar anti-depressivos na barraquinha da minha sócia.

Por conta da Copa 2014 serão investidos, direta e indiretamente, recursos estimados em R$ 183 Bilhões, o que é equivalente à metade do PIB do Estado de São Paulo ou maior do que  PIB do Rio de Janeiro. Deste investimento apenas R$ 7.5 Bi serão destinados a estádios. Serão criados 330.000 empregos permanentes, o que equivale à população da cidade de Blumenau.

Teremos 600.000 turistas estrangeiros, o que equivale à população de Uberlândia, e teremos 3.1 milhões de turistas internos se movimentando de uma cidade-sede para a outra. No total teremos 3.7 milhões de turistas viajando e consumindo, isto equivale a 50 Sambódromos do Rio de Janeiro lotadíssimos.

O perfil do turista esperado, para a Copa aqui no Brasil, é de excelente poder aquisitivo e com predisposição para gastar. Estima-se 83% homens, 60% solteiros, e todos acostumados com um bom nível de tecnologia. Imagina este monte de gente usando seus iPhones e iPads para gravar vídeos e transmitir para seus parentes via Internet. Dou gargalhadas só de pensar. Brincadeira (eu acho). Esta parte de telecomunicações vai ter que estar arrumada até lá e este será um legado para o resto da vida. Uma boa infra-estrutura de telecomunicações viabilizará um monte de aplicações e facilidades para nós.

Em 2014 teremos, quem sabe, o iPhone versão 7, o iPad versão 5, o HTML versão 6 ou 7. Cloud Computing já será uma realidade sendo oferecido através de Mega Datacenters espalhados pelo Brasil. Teremos televisões de 84 polegadas com 3D. Já teremos o RIC (Registro Único de Identidade Civil) e o governo, provavelmente, saberá das nossas finanças muito melhor do que nós mesmos. Provavelmente já teremos pequenos pilotos de interligação da área de saúde reduzindo o custo da cadeia de valor e permitindo um atendimento de maior qualidade aos cidadãos. Os tablets revolucionarão o ensino em sala de aula e darão grande poder aos executivos.

Mas em 2014, continuaremos a ter empresas chorando da vida. Minha sócia já estará rica de tanto vender anti-depressivos para quem não consegue enxergar oportunidades, para quem não se planeja e para quem executa mal o planejamento. Estamos no começo de uma era exuberante. Não desperdice esta chance.

(*) Dagoberto Hajjar (dagoberto.hajjar@advanceconsulting.com.br) trabalhou 10 anos no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, 2 anos no BancoABN-AMRO, e, 9 anos na Microsoft exercendo, entre outros, as atividades de Diretor de Internet, Diretor de Marketing, e Diretor de Estratégia. Atualmente é Diretor da ADVANCE Consulting – empresa de planejamento e ações para empresas que querem crescer.

Uma resposta para 'Oportunidades para 2014'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack para 'Oportunidades para 2014'.

  1. EDMILSON MACIEL BARBOSA said,

    Que linda matéria Dagoberto kkk gostei muito do trecho ” do ex politico que continue longe” rs…
    Como é bom ler seus textos é super motivador , estimulante, claro e objetivo.
    São estes textos que fizeram que nós realmente nos aproximasse da ADVANCE Consulting e exta aproximação nos amadureceu bastante a ingenuidade a cada dia esta perdendo espaço para outro tipo de reflexão voltada a resultados.

    Um forte abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: