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Pão-de-Açúcar e os 7 anões

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 8 de agosto de 2011

Tenho viajado muito pelo Brasil todo, incluindo cidades muito pequenas. Eu encontro empresários de todos os segmentos de mercado e falo para eles como a tecnologia está evoluindo e como impactará os seus negócios. Em uma das cidades um empresário me perguntou sobre o efeito do “Pão-de-Açúcar e os 7 anões” – achei o termo engenhoso.

A notícia de compra da operação brasileira pelo Pão-de-Açúcar causou um grande calor no mercado, despertando sentimentos de todas as naturezas. Independente se o BNDES entra ou não na negociação, e independente se o Carrefour é comprado pelo Pão-de-Açúcar ou pelo Walmart, uma coisa é certa: o mercado está caminhando rapidamente para criar poucas Brancas-de-Neve e cada uma delas com seus 7 anões. Infelizmente no caso de supermercados a Branca-de-Neve terá coração francês ou americano, e não brasileiro.

Esta semana anunciaram a fusão das operações de Drogasil e Droga Raia – criando uma nova Branca-de-Neve, grande e poderosa no mercado de farmácias e drogarias.

Já tivemos este mesmo movimento no segmento financeiro com a fusão ou incorporação do Itaú, Unibanco e Porto Seguro, da BM&F e Bovespa, e tantas outras empresas. O mesmo aconteceu nos setores de educação, telecomunicações, tecnologia da informação (TI), saúde, construção civil e mercado imobiliário, e acontecerá em todos os demais segmentos de mercado.

Estas Brancas-de-Neve começam a exigir fornecedores cada vez mais profissionalizados, com grande qualidade de serviços e mão de obra, com alta capacidade de investimentos, processos e eficiência operacional, e com produtos inovadores que demandam investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Portanto Branca-de-Neve quer comprar de Branca-de-Neve gerando assim uma cadeia de fusões e aquisições.

O governo está atento a estes movimentos incentivando para que tenhamos outras empresas como a Inbev ou a Totvs que ganharam projeção internacional pelo seu processo de crescimento inorgânico.

Mas, o que acontecerá com os anões?  Será que eles terão como sobreviver?

Estive em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e conversei com o dono de uma lanchonete que era muito popular na cidade. Segundo ele, a garotada lotava a calçada e a rua disputando uma cerveja. Mesa?  Nem pensar.  Ele tirou todas as mesas para que ele pudesse atender mais adolescentes. Então, veio o desastre. Em dois meses inauguraram na cidade 3 lojas de franquias internacionais no segmento de alimentos. Todos os adolescentes migraram para as franquias. Em dois meses o negócio dele foi do “paraíso” ao “inferno”. Ele estava pensando seriamente em fechar o negócio.

As franquias tem grande atratividade para o consumidor. Seja na marca e no status que trazem para quem as frequenta, ou na pura novidade que trazem para a cidade. Agora, mais do que isto, as franquias vêm com processos bem estruturados gerando serviços de alta qualidade, design e arquitetura de lojas que seduzem os clientes, e preços baixos típicos de quem faz compras centralizadas e em grande volume. A garotada curtiu uma das franquias que tinha rede social e Wi-Fi grátis para os clientes usarem internet dentro da loja. O pessoal mais “maduro” adorou a outra franquia que tinha web-site permitindo pedidos pela Internet e com delivery rápido.

O dono da lanchonete não tinha como modernizar, rapidamente, seu negócio para competir. Um dos grandes erros dele foi a falta de atenção para o movimento das Brancas-de-Neve. Ele achou que o mundo ficaria do jeito que era. E o mundo mudou…e sempre mudará.

Os anões, em muitos casos, são anões porque não sabem que existe “fermento” para o crescimento. Um destes fermentos é a informação.

Faço muitas palestras falando de Tendências de Tecnologia e, no final, surgem sempre as mesmas dúvidas básicas: “é muito caro fazer um web-site”, “é muito complicado colocar uma loja na Internet”, “marketing é complicado e caro”.

A tecnologia já está em um nível fantástico onde consegue atender todos os portes de empresa com produtos de alta qualidade. Tem empresas oferecendo para colocar seu web-site na Internet por apenas R$ 13,90 por mês. Outras empresas oferecem colocar sua loja eletrônica na Internet por apenas R$ 49,00 por mês. Não precisa saber coisa alguma de tecnologia.

Em uma das cidades fizemos uma demonstração altamente impactante. Nós convidamos o filho de 13 anos de um empresário da cidade para montar o web-site e loja eletrônica do pai. O pai forneceu o cartão de crédito e nós fornecemos as instruções que ele foi seguindo passo-a-passo. No telão, os participantes acompanhavam os passos do garotão. Em 30 minutos o web-site e a loja eletrônica estavam no ar. O pai teve um débito total de R$ 150,00 no cartão.

Em mais 30 minutos, colocamos o web-site para ser monitorado pelo engenho de análise do Google que permite saber dia-a-dia o que está sendo acessado. Também contratamos uma ferramenta de e-mail marketing e mandamos um folheto eletrônico para 8.000 clientes cadastrados na loja, e, contratamos o Google para fazer marketing da loja. Mais um débito de R$ 150,00 para adquirir um conjunto espetacular de ferramentas para fazer marketing. Portanto, marketing não é complicado nem caro.

O que me chamou a atenção em todas as pequenas cidades em que passei foi a grande presença e uso, ainda, do Orkut. Mais de 80% dos empresários usam a ferramenta para falar com seus amigos e clientes regulares. Algumas lojas usam para publicar fotos de produtos novos e gerar demanda para suas lojas. Uma das lojas tentou transformar o Orkut em um site de catálogo eletrônico – como um prenúncio de um site de comércio eletrônico.

Isto sinaliza que os empresários querem usar a tecnologia para aumentar suas vendas. Contudo desconhecem as ferramentas disponíveis e acabam optando pelas “populares” e nem sempre adequadas. Estes empresários com o conhecimento certo da tecnologia poderão deixar de ser anões.

Como falamos, os anões estão carentes de informação. Anão com informação poderá se transformar em Branca-de-Neve.

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