ADVANCE – Advance Your Business


Falta de Disciplina

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 6 de junho de 2011

Falta de Disciplina

Periodicamente fazemos uma pesquisa no mercado brasileiro para saber quantas empresas fazem planejamento de negócios ou planejamento estratégico. Nos últimos 5 anos nós temos obtido sempre as mesmas respostas: 50% não fazem qualquer tipo de planejamento, 25% o dono tem o “planejamento na cabeça” e não escrito, e somente 25% tem o planejamento formalizado e comunicado para a empresa.

Nesta última pesquisa incluímos uma pergunta para saber se o planejamento formalizado havia gerado bons resultados. As respostas me surpreenderam. Somente 20% disseram que o plano havia sido muito importante para a empresa e que haviam conseguido executa-lo. Os demais 80% não conseguiram ter sucesso na execução do plano.

Bom, se somente 25% das empresas brasileiras tem um plano escrito e somente 20% destas tem sucesso na execução, então, isto quer dizer que somente 5% das empresas brasileiras usam efetivamente o plano.

Recebemos várias respostas absurdas para explicar a falta de efetividade na execução do plano. Um dos empresários me disse que após fazer o planejamento tinha voltado para a empresa e o dia-a-dia tinha consumido todo o seu tempo. Ele virou um bombeiro apagando incêndios e não um empresário. Um outro me disse que não deu tempo de executar o plano.

No final das contas podemos falar que a grande explicação é “Falta de Disciplina”. Por incrível que pareça os empresários acham que o fato de fazer o plano resolve tudo. Fazem o plano, colocam na terceira gaveta da mesa e, depois de um ano, lembram que nada do que estava escrito ali foi executado. Acho que eles esperavam que o plano, a partir da terceira gaveta da mesa, soltasse radiações cósmicas poderosas somente para os colaboradores da empresa – comunicando e influenciando na execução.

Um dos empresários me mostrou o plano elaborado por outra empresa de consultoria: 160 páginas!!!   Acho que a empresa de consultoria deve ter cobrado por quilo!  O empresário disse que pensaram em colocar rodinhas no plano para facilitar o deslocamento.

Nos últimos 5 anos nós temos ajudado um grande número de empresas a desenvolverem e executarem o plano de negócios ou plano estratégico. A taxa de sucesso na implementação dos nossos clientes é mais de 80%. A receita tem apenas 2 ingredientes: One Page Plan e Disciplina.

Eu aprendi o conceito de One Page Plan com um ex-chefe há vários anos. Ele dizia que se você não conseguisse sumarizar o plano em uma página, então, seu plano não está bom. É um conceito muito parecido com o Sumário Executivo do Business Plan só que com a lista de atividades e ações.

Disciplina – este é o ingrediente mais importante da receita. Meu “paciente” mais antigo começou a tomar este remédio há 5 anos. A empresa dele triplicou de tamanho neste período, passando a marca de R$ 100 milhões/ano e ele espera dobrar novamente de tamanho em 3 anos. Fazemos reuniões mensais com os sócios e diretores. O segredo é utilizar uma metodologia, que desenvolvemos e viemos aprimorando, para garantir que as reuniões fossem produtivas com espaço para tratar do planejado versus realizado e das oportunidades que aparecem todos os meses. Aplicamos a mesma metodologia, com grande sucesso, em vários outros clientes.

Como dizia minha avó: As receitas mais simples são as que dão os melhores resultados.

Boas vendas!

Lembrete: A ADVANCE está na AUTOCOM 2011!  Confira esta semana as palestras do nosso Presidente, Dagoberto Hajjar e nosso Sócio Consultor, Jorge Moukarzel, nesta importante feira para o mercado de Automação Comercial.  Veja a programação abaixo:

 

Nossas Palestras na Autocom 2011:

 

“Cloud Computing: Revolução na Informática?”

Jorge Moukarzel, Sócio Consultor da ADVANCE,

Quando: Terça-feira, 7 de junho de 2011, 17h00

 

“Planejamento Estratégico para Canais”

Dagoberto Hajjar, CEO da ADVANCE

Quando: Quarta-feira, 8 de junho de 2011,  15h00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: