Falta de Disciplina
Falta de Disciplina
Periodicamente fazemos uma pesquisa no mercado brasileiro para saber quantas empresas fazem planejamento de negócios ou planejamento estratégico. Nos últimos 5 anos nós temos obtido sempre as mesmas respostas: 50% não fazem qualquer tipo de planejamento, 25% o dono tem o “planejamento na cabeça” e não escrito, e somente 25% tem o planejamento formalizado e comunicado para a empresa.
Nesta última pesquisa incluímos uma pergunta para saber se o planejamento formalizado havia gerado bons resultados. As respostas me surpreenderam. Somente 20% disseram que o plano havia sido muito importante para a empresa e que haviam conseguido executa-lo. Os demais 80% não conseguiram ter sucesso na execução do plano.
Bom, se somente 25% das empresas brasileiras tem um plano escrito e somente 20% destas tem sucesso na execução, então, isto quer dizer que somente 5% das empresas brasileiras usam efetivamente o plano.
Recebemos várias respostas absurdas para explicar a falta de efetividade na execução do plano. Um dos empresários me disse que após fazer o planejamento tinha voltado para a empresa e o dia-a-dia tinha consumido todo o seu tempo. Ele virou um bombeiro apagando incêndios e não um empresário. Um outro me disse que não deu tempo de executar o plano.
No final das contas podemos falar que a grande explicação é “Falta de Disciplina”. Por incrível que pareça os empresários acham que o fato de fazer o plano resolve tudo. Fazem o plano, colocam na terceira gaveta da mesa e, depois de um ano, lembram que nada do que estava escrito ali foi executado. Acho que eles esperavam que o plano, a partir da terceira gaveta da mesa, soltasse radiações cósmicas poderosas somente para os colaboradores da empresa – comunicando e influenciando na execução.
Um dos empresários me mostrou o plano elaborado por outra empresa de consultoria: 160 páginas!!! Acho que a empresa de consultoria deve ter cobrado por quilo! O empresário disse que pensaram em colocar rodinhas no plano para facilitar o deslocamento.
Nos últimos 5 anos nós temos ajudado um grande número de empresas a desenvolverem e executarem o plano de negócios ou plano estratégico. A taxa de sucesso na implementação dos nossos clientes é mais de 80%. A receita tem apenas 2 ingredientes: One Page Plan e Disciplina.
Eu aprendi o conceito de One Page Plan com um ex-chefe há vários anos. Ele dizia que se você não conseguisse sumarizar o plano em uma página, então, seu plano não está bom. É um conceito muito parecido com o Sumário Executivo do Business Plan só que com a lista de atividades e ações.
Disciplina – este é o ingrediente mais importante da receita. Meu “paciente” mais antigo começou a tomar este remédio há 5 anos. A empresa dele triplicou de tamanho neste período, passando a marca de R$ 100 milhões/ano e ele espera dobrar novamente de tamanho em 3 anos. Fazemos reuniões mensais com os sócios e diretores. O segredo é utilizar uma metodologia, que desenvolvemos e viemos aprimorando, para garantir que as reuniões fossem produtivas com espaço para tratar do planejado versus realizado e das oportunidades que aparecem todos os meses. Aplicamos a mesma metodologia, com grande sucesso, em vários outros clientes.
Como dizia minha avó: As receitas mais simples são as que dão os melhores resultados.
Boas vendas!
Lembrete: A ADVANCE está na AUTOCOM 2011! Confira esta semana as palestras do nosso Presidente, Dagoberto Hajjar e nosso Sócio Consultor, Jorge Moukarzel, nesta importante feira para o mercado de Automação Comercial. Veja a programação abaixo:
Nossas Palestras na Autocom 2011:
“Cloud Computing: Revolução na Informática?”
Jorge Moukarzel, Sócio Consultor da ADVANCE,
Quando: Terça-feira, 7 de junho de 2011, 17h00
“Planejamento Estratégico para Canais”
Dagoberto Hajjar, CEO da ADVANCE
Quando: Quarta-feira, 8 de junho de 2011, 15h00