Os 50 Canais que Mais Crescem no Brasil
Tivemos a honra de participar do estudo “Os 50 Canais que Mais Crescem no Brasil” realizado pela IT Media e coordenado pela Sílvia Paladino, no primeiro semestre de 2011. Com abrangência nacional, o estudo incluiu canais de vendas de TI e Telecom como revendas corporativas, revendas varejo, ISVs, integradores de sistemas, Revendedores de Valor Agregado e provedores de serviço. As empresas incluídas na pesquisa têm um faturamento líquido de até R$300 milhões e operam desde 1 de janeiro de 2007.
O estudo serve como um verdadeiro termômetro do mercado de canais de vendas de serviços de tecnologia no Brasil e seus resultados nos ajudam a tirar algumas conclusões a respeito dos fatores que influenciam o sucesso de uma empresa neste acirrado mercado competitivo. Ele mediu uma série de dados quantitativos mostrando o quanto as empresas cresceram no último ano e também perguntou sobre investimentos em tecnologia, investimentos em treinamentos comerciais e treinamentos técnicos, assim como questionou a existência de planejamento dentro da empresa e outras perguntas sobre governança corporativa.
Isto permitiu cruzar os dados e ver quais são as características mais presentes entre as empresas que mais crescem. O que descobrimos inicialmente nos surpreendeu. Nenhum fator isolado ajuda a explicar o crescimento das empresas. Nossas hipóteses iniciais não se comprovaram, o que nos obrigou a partir para entrevistas qualitativas mais profundas com as empresas que mais cresceram para descobrir as causas de seu sucesso. Foram durante estas entrevistas que vimos três fatores cruciais surgindo em comum. Estes são:
Inovação, Pessoas e Planejamento.
As 10 empresas com maior crescimento, medido pelo Compounded Annual Growth Rate, ou CAGR, tem em comum a valorização destes 3 elementos. Além da importância clara destes três fatores no sucesso de qualquer empresa, é interessante observar a interdependência destes elementos. Sem a valorização das Pessoas dentro das empresas, dificilmente brotará inovação. Colaboradores desmotivados não têm cabeça ou vontade de criar, melhorar e transformar. Ao mesmo tempo, sem um Planejamento claro, objetivo, disseminado e entendido pelos colaboradores, dificilmente as pessoas saberão como e em quais áreas devem Inovar. E sem a inovação, a empresa não cresce, não evolui, desmotivando as pessoas.
Os resultados do estudo não tiram a importância de outros fatores críticos para o sucesso de empresas de tecnologia como investimento em treinamento e capacitação, porém mostram que os ingredientes mais importantes para o sucesso são todos controláveis e estão dentro de casa.
A seguir a lista dos 10 Canais que Mais Cresceram.
Clique nos links e visite os sites destas empresas que estão impactando o mercado positivamente e que você deve conhecer.
2) VTI
3) Grupo JBR
4) Infobit.net
5) Audere
7) Valspe
9) Cinco TI
10) Global Red
Clique aqui para ler uma matéria da revista CRN com imagens da cerimônia de premiação “Canais Referência 2011.”