ADVANCE – Advance Your Business


O Rei EBITDA

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 29 de agosto de 2010

Semana passada acompanhei um cliente, grande empresa de software, em uma reunião com um fundo de investimento. Eles analisaram todos os números e indicadores de desempenho do meu cliente. Em determinado ponto falaram “seu turn-over não está bom”.

Ficamos espantandos porque a troca de funcionários é extremamente baixa. E aí veio o espanto definitivo quando o pessoal do fundo disse “hoje em dia queremos empresas com turn-over alto e que troquem, constantemente, salários  altos por salários mais baixos. Isto melhora muito o EBITDA”.

Já participei de inúmeras reuniões de conselho onde, em nome do EBITDA, pessoas são remanejadas ou mesmo cortadas, processos são mudados acarretando pior serviço para os clientes, tecnologias deixam de ser compradas comprometendo o longo prazo.

Trocar, sistematicamente, salários altos por baixos, em um primeiro momento me doeu no coração. Na verdade ainda doi no coração, principalmente levando-se em consideração que o salário foi aumentando porque o colaborador apresentava, ao longo do tempo, excelente desempenho sendo de fundamental importância para a empresa. Dificilmente uma empresa aumenta o salário de um funcionário apenas por tempo de casa.

Racionalmente, a troca de salários altos por baixos faz sentido e pode ser feita mantendo-se a qualidade, desde que a empresa tenha tecnologia e processos para registrar o conhecimento dos “salários altos” e aplicar este conhecimento, ou metodologia, para os mais novos. Ou seja, usar a tecnologia para ter replicabilidade, escala e custo menor de mão de obra.

Explica-se, então, o interesse das empresas maiores em sistemas de portal corporativo, ECM (enterprise content management), Sales Force Automation, Customer Relationship Managment, Partner Relationship Managment, Business Process Management e e-learning. Colocado desta forma, a instrumentalização das empresas com essas tecnologias faz todo o sentido para os negócios.

Resta saber o que acontecerá com as pessoas de “altos salários”…mas isto é uma outra questão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: