ADVANCE – Advance Your Business


NRF2010 – O impacto da tecnologia no poder de negociação do consumidor

Posted in Uncategorized por Dagoberto Hajjar em 12 de janeiro de 2010

Hoje é o primeiro dia do evento anual da NRF (National Retail Federation). Os patrocinadores deste grande evento do varejo são Microsoft, Oracle, IBM e SAP.
Existe uma relação cada vez mais interligada entre varejo e tecnologia.

Em sua palestra de abertura a IBM mostrou a influência que a tecnologia tem no poder de negociação do consumidor. Em especial a tecnologia móvel.
Hoje o cliente entra na loja e, através do seu celular, acessa a Internet buscando informações sobre as funcionalidades, preços e condições comerciais dos produtos. O consumidor, nesta situação, desafia o conhecimento do vendedor mudando a relação de barganha.

O mesmo se aplica para o passageiro que está dentro de um taxi e, através do seu celular com GPS, acessa mapas e rotas, desafiando o conhecimento do taxista. Idem para o paciente que acessa informações sobre seus exames médicos, doenças e tratamentos, desafiando o conhecimento de seu médico.

Durante o evento almoçamos com 5 executivos de diversas empresas. Durante o almoço, enquanto conversávamos sobre as palestras, cada um destes executivos acessava, via Internet dos seus celulares, detalhes sobre as palestras ou informações adicionais sobre pontos que haviam deixado dúvidas.

A mobilidade mudará a relação entre as pessoas. É apenas a ponta de um grande iceberg.

Dagoberto Hajjar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: